quinta-feira, 9 de abril de 2020

Como aprender hebraico fluente



O hebraico é uma linguagem comum para todos os judeus; é uma língua mais importante para os judeus. O hebraico está falido em Israel e em muitas cidades da América. Se você quer aprender esse idioma, está pronto para um desafio. Este artigo irá selecionar-lo com esse desafio.


Etapa 1

Saiba que você deve aprender os quatro aspectos de um idioma para ser fluente:
Leitura. A leitura é um aspecto importante da fluência, pois a leitura ajuda a melhorar o vocabulário e é provável que você tenha um vocabulário muito limitado se não conseguir ler. A leitura também permite que você use a Internet, leia jornais, leia correio, leia E-mail e leia livros.
Escrita. Escrever é outro aspecto importante da fluência. Se você não pode escrever, não pode usar a Internet, escrever documentos, escrever e-mail e escrever qualquer coisa que você precise escrever.
Ouvindo. Se você não consegue entender o hebraico, onde estaria? Certamente não em Israel. Ouvir é um aspecto muito importante da fluência, porque se você não pode ouvir e entender, simplesmente não sabe hebraico.
Falando. Ao contrário da crença popular, apenas poder falar e ouvir não o torna fluente. Falar é a parte mais básica da fluência, porque se você não pode falar, não pode se comunicar no idioma e, portanto, o objetivo do idioma é destruído.

Passo 2
Aprenda a ler hebraico. Se você deseja aprimorar seu vocabulário o suficiente para parecer um falante nativo e usar a Internet, precisará saber ler. A leitura é bastante fácil; leva muito menos tempo do que aprender a falar e ouvir. Mas para aprender a ler hebraico, você precisará conhecer as letras e vogais.
Aleph. Esta é possivelmente a letra mais fácil do alfabeto hebraico para aprender. Isso ocorre porque não há som! Para fazer com que ele tenha um som, é preciso colocar uma vogal com ele. Muitas vezes, é encontrado no final de uma palavra, sem emitir som. Pense nisso como a letra "E" no alfabeto inglês; está no final de muitas palavras, mas é silencioso.
Aposte (בּ) e Veterinário (ב). Embora essas letras pareçam diferentes por causa de seus dois sons diferentes, na verdade são consideradas a mesma letra. A aposta tem dagesh ou ponto, e o veterinário não. (Lembre-se, você coloca dinheiro - o dagesh ou o ponto - em um banco, não um vank.) A aposta faz o som "B", mas na verdade não tem uma pronúncia até que uma vogal seja adicionada. O veterinário faz o som "V", mas precisa de uma vogal para realmente ser lida.
Im Gimmel. Como Bet e Vet são essencialmente a mesma letra, esta é a terceira letra no hebraico Alephbet. Tem o som "G", como "portão". No entanto, nunca possui o som "G" como em "girafa". Mantenha isso em mente ao pronunciá-lo em uma palavra. Embora, um gimmel com um movimento ou apóstrofo (') seja um gimmel' girafa '.
Imagem em hebraico para nomes de família_1
Et Dalet. Como pode ser fácil adivinhar, Dalet faz o som "D". Como todas as outras letras do Alephbet, ele precisa de uma vogal adicionada para ter uma pronúncia.
Ei. Hey faz o som "H", como no "H" em "ei". Ele nunca faz o "CH" soar como "mastigável" e geralmente é colocado no final de uma palavra como um final, assim como o Aleph às vezes é adicionado ao final de uma palavra.
Vav. Vav faz o mesmo som que Vet, mas é uma letra diferente. Também pode ter um som oo como na colher.
Ay Zayin. Esta letra é pronunciada como o "Z" em "louco". [1]
Et Chet. Chet é uma das letras mais conhecidas em hebraico. Parece quase como se você estivesse cortando algo na garganta ou gargarejando sem água. Se esses exemplos ainda não o ajudarem a ouvir o Chet, tente rosnar no fundo da garganta. É uma versão mais suave do ruído que você recebe disso. Lembre-se, Chet nunca faz o som "CH" como em "mastigável".
Et Tet. Tet faz o som "T" como no "tango". Nunca pode emitir o som "TH" como em "matagal".
Yod. Esta letra soa como o "Y" em "você". Às vezes, é suavizado ao som de "EE", como em "grego". Na maioria das vezes, quando esta letra está no meio de uma palavra, é pronunciada mais como "EE" do que "Y".
Kaf (כּ), Chaf (כ), Kaf Sofit (ךּ) e Chaf Sofit (ך). Esta é uma das cartas mais confusas. Embora possa parecer quatro letras diferentes, na verdade é tudo a mesma letra. Kaf e kaf sofit têm o dagesh ou ponto, enquanto o atrito e o atrito sofit não. (Lembre-se de alimentar o Kitty com comida - o dagesh ou ponto.) Chaf é pronunciado como Chet, e Kaf é pronunciado como o "C" na "vaca". O Chaf Sofit é pronunciado da mesma forma que o Chaf, mas aparece no final de uma palavra. Kaf Sofit é pronunciado da mesma forma que Kaf, mas também é apenas no final de uma palavra. Kaf sofit também é raramente usado no hebraico moderno. Embora pareça confuso no começo, continue praticando. Tudo ficará tão claro quanto o seu primeiro alfabeto depois de alguma prática.
Lamed. Lamed faz o som "L", como em "relâmpago".
Mem (מ) e Mem Sofit (ם). Mais uma vez, na verdade, são a mesma letra, mas têm uma versão diferente no final de uma palavra. Eles fazem o som "M", como em "Mike". Mem Sofit se parece com Mem, mas está fechado na parte inferior e parece mais quadrado.
Freira (נ) e Freira Sofit (ן). Freira e Freira Sofit são pronunciadas como o "N" em "Novembro". Você só encontrará Freira no começo ou no meio de uma palavra e só encontrará Freira Sofit no final.
Ech Samech. Samech faz o som "S" em "sierra". No entanto, nunca faz o som "SH" em "naufrágio".
ע Ayin. Esta é uma das letras hebraicas mais difíceis de pronunciar para não-nativos, pois os idiomas latino e germânico não têm esse som. É pronunciado de forma diferente em diferentes áreas para facilitar a pronúncia. Tecnicamente, é um "aproximado / fricativo da faringe com voz" e possui equivalentes em outras línguas semíticas, como árabe e siríaco. Em geral, os não-nativos (e até muitos israelenses nativos) o tratam como um aleph, ou seja, eles não o pronunciam, apenas a vogal embaixo dele. Se você quiser pronunciar o ayin, mas não conseguir entender a voz faríngea, aproximante / fricativa, tente pronunciá-lo como o "ng" em "canto" ou o "nk" em "pia". Judeus em várias partes da diáspora pronunciam o ayin dessa maneira. Mas é perfeitamente aceitável deixá-lo em silêncio. [2]
Pey (פּ), Fey (פ), Pey Sofit (ףּ) e Fey Sofit (ף) Pey e pey sofit têm o dagesh ou ponto, enquanto fey e fey sofit não. (Lembre-se de pagar ou colocar uma moeda - o dagesh ou o ponto - na máquina.) Pey é pronunciado como o "P" em "papai", e Fey é pronunciado como o "F" em "foxtrot". Fey Sofit é uma versão diferente com a mesma pronúncia que Fey, mas aparece no final de uma palavra. Pey Sofit também tem a mesma pronúncia de sua outra versão, mas ela só vem no final de uma palavra.
Tsadie (צ) e Tsadie Sofit (ץ) (pronunciado Tsadi, muitas vezes pronunciado Tsadik - como um erro). Tsadie e Tsadie Sofit são pronunciadas como o "zz" em "pizza". Tsadie Sofit é o mesmo que Tsadie, mas só aparece no final de uma palavra. Também é pronunciado 'tz' e, se você colocar um movimento ou apóstrofo (') ao lado, é CH, como chocolate. [3]
Of Qof. Qof faz o som "K", como em "quilo". Também pode ser pronunciado como um som "Q", mas o som "K" é mais comum.
Resh. Esta letra faz o som "R", como em "Roger". Muitos israelenses pronunciam isso como um "r" francês ou alemão ou o "r" espanhol (não o "rr"), em vez de um "r" inglês.
Shin (שׁ) e Sin (שׂ). Shin e Sin têm apenas uma diferença: Shin tem um ponto acima da linha mais à direita e Sin tem um ponto acima da linha mais à esquerda. (Se você os olhar como figuras de palitos onde o ponto é a cabeça, a canela parecerá sereia e o pecado parecerá uma pessoa caindo livremente sem um pára-quedas que seja estúpido.) Shin é pronunciado "SH", como em "Shucks". Sin faz o som do "S", como Samech e Tsadie.
Tav. Tav tem o mesmo som que Tet; como o "T" no "tango".
Aprenda a ler as vogais. Diferentemente da maioria dos idiomas, as letras hebraicas não emitem sons de vogal.
ֵ Patach. Patach é basicamente uma linha a ser colocada sob qualquer letra, que se torna essa letra com o som "AH" depois, como em "aqua". Patach é considerado uma vogal curta.
ָָ Kamatz. Kamatz faz o mesmo som que Patach e parece quase exatamente como ele. A única diferença é que ele tem uma linha minúscula no meio. Kamatz é considerado uma vogal longa.
E Cholam Malei. Cholam Malei é basicamente a letra Vav com um ponto sobre ela. Isso cria o som "OH", como em "corça". No entanto, isso não cria o som "VO", pois o v é perdido quando o ponto é adicionado. Cholam Malei é considerado uma vogal longa.
Cholam Chaser. Esta vogal não pode repassar todas as consoantes, e é por isso que também há Cholam Malei. Quando esse pequeno ponto termina (ou um pouco à esquerda, mas ainda em cima) de qualquer consoante, a consoante obtém o som "OH", além do som da consoante. Cholam Chaser é considerado uma vogal longa.
Segol. Segol é três pontos sob uma letra que cria uma forma de triângulo. Esses três pontos adicionam o som "EH" como em "eco" à consoante. Por exemplo, adicionar isso ao Bet criaria o som "beh". Segol é considerado uma vogal curta.
Tzeirei. Tzeirei é dois pontos sob uma letra, criando uma linha horizontal (não deve ser confundida com sh'va, que cria uma linha vertical). Isso adiciona o som "EH" a uma consoante, assim como o Segol. Por exemplo, adicionar essa vogal ao veterinário criaria o som "veh". Tzeirei é considerado uma vogal longa.
Sh'va. Sh'va adiciona o som "UH" a uma consoante. Ele também tem dois pontos, mas eles criam uma linha vertical em vez de horizontal. Adicioná-lo a Mem tornaria "muh". Sh'va também pode fazer com que a consoante seja encurtada, para que pareça ter um som rápido depois ou nenhuma vogal, como se alguém começasse a pronunciar algo, mas percebesse que cometeu um erro e parou subitamente. Um exemplo seria o sh'va sob a aposta na palavra hebraica para "na mão" בְיַד. Seria pronunciada biíada ou bi'ada.
Shuruk. Esta vogal cria o som "U", como em "azul". Ele nunca faz o som "UH", como Sh'va faz. Essa vogal só pode ser adicionada ao Vav, que perde seu v no processo. Shuruk é considerado uma vogal longa.
ֻֻ Kubutz. Kubutz é três pontos que são horizontais sob qualquer consoante, indo para a direita. Ele cria o som "OO", como "comida" ou "shoo". Adicionar isso à Bet faria "boo". Kubutz é considerado uma vogal curta.
Chataf Patach, Chataf Segol e Chataf Kamatz. Chataf é dois pontos criando uma linha vertical; no entanto, é adicionado a Patach, Segol ou Kamatz para encurtar a vogal. Pense nisso como um staccato na música, que reduz a nota. Essas vogais são, portanto, consideradas reduzidas.
Ir Chirik. Chirik faz o som "ee", como em "grego" ou "eu". É um ponto em qualquer consoante. Por exemplo, Chirik em Bet cria "abelha". Chirik é considerado uma vogal longa.
Kamatz Katan. Esta vogal se parece com Kamatz, apenas a segunda linha não se conecta à seção intermediária. Kamatz Katan cria o som "O", como "fluxo".

Etapa 3

Aprenda a escrever em hebraico. Para esse aspecto do hebraico, você precisará saber como escrever as letras e vogais, como faz em Reading. Mas você não precisará apenas saber reconhecer as letras, mas também saber exatamente como escrevê-las.
Pratique escrever frases e frases básicas com menos de 30 minutos por dia, todos os dias da semana (a menos que você não tenha escrito no Shabat, pois provavelmente é judeu se estiver lendo este artigo).
Compre livros de atividades que ensinam a ler e escrevem em hebraico usando crianças, pois eles usam você ler e escrever rapidamente. E principalmente recomendo que faça o curso tsade.

Etapa 4

Aprenda a falar hebraico. Aprender a falar hebraico também ensinou como entender o hebraico. Você deve colocar muito trabalho nesse aspecto do idioma, pois essa é a parte mais difícil de aprender um idioma. Você estuda gramática e conhece vários milhares de palavras para dominar esse aspecto da língua hebraica.
Estude a pronúncia. Você quer parecer nativo? Nesse caso, você pode aprender a pronúncia. Mesmo que você não queira parecer nativo, aprenda a pronúncia ocasional. Ao aprender uma nova palavra hebraica, estude uma pronúncia e como sílabas da palavra, até que você possa pronunciar uma palavra com facilidade.
Estude gramática. Uma gramática é muito importante para quem pode entendê-lo e para quem não deve ridicularizar. Mas, não tenha medo de erros de gramaticais. Você terminou de aprender uma gramática rapidamente.
Vocabulário de estudo. O vocabulário é muito importante para se comunicar em primeiro lugar. 1.000 a 2.000 palavras são adequadas para manter uma conversa decente e não útil na política. Tente usar cartões de memória flash. Coloque uma palavra hebraica na frente e a palavra em inglês (ou qualquer que seja sua língua nativa) na parte de trás. Não use apenas aprender qual é a palavra em inglês para uma palavra hebraica, mas também precisa aprender qual é uma palavra em hebraico para uma palavra em inglês, porque você pode usar facilmente a palavra hebraica em conversas como essa.
Depois de conhecer pelo menos 600 palavras hebraicas e entender a gramática bastante, agora é a hora de passar uma quantidade substancial de tempo em Israel. Você não aprende a falar como um nativo até visitar Israel. Você aprende todo o vocabulário necessário para praticamente qualquer conversa e aprende alguns termos da história. O uso do idioma também facilita a memorização das palavras que você conhece. Muitas pessoas aprendem hebraico se matriculam em uma universidade, uma escola para estudos intensivos de hebraico, durante sua estadia em Israel. Os programas Ulpan selecionam algumas semanas mais de um ano, dependendo do quão bem você deseja aprender hebraico.

Etapa 5

Aprenda a entender hebraico. A maior parte do entendimento será resolvida ao aprender um hebraico, mas muitas pessoas têm dificuldade em entender o hebraico quando se fala muito rapidamente. Para evitar isso, ouça muito o rádio israelense e fale com falantes nativos ou o mais rápido possível. Além disso, aprenda a ler livros e assistir à televisão israelense. Após alguns meses, você provavelmente poderá entender a maioria das "conversas rápidas" que ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário